Para algumas mulheres, as cólicas menstruais podem ser dolorosas e desconfortáveis. Essas dores ocorrem devido à contração do útero para liberar o endométrio. A prática de Yoga pode ser útil para lidar com as cólicas menstruais e aliviar os sintomas da TPM.
Se, durante a TPM e o próprio período menstrual, você sofre com:
Dores nas costas
Dores nas pernas
Cólicas
Inchaço
Náuseas
Tonturas
Insônia
Dores de cabeça
Fezes moles
Mudança dramática de humor
Cãibras
Sensibilidade nos seios
Saiba que a melhor maneira de se livrar de uma vez por todas desses inconvenientes é se exercitando. Qualquer forma de atividade física pode ajudar a aliviar a dor. Normalmente, durante esta época do mês, praticar exercícios rigorosos pode se tornar difícil para as mulheres. É aqui que a Yoga vem para ajudar.
Confira 6 ásanas (posturas) simples que você pode praticar em casa e que podem ajudar a reduzir esses sintomas:
1- Postura da criança (Balásana)
A postura da criança é uma postura extremamente relaxante que pode ajudar a aliviar as dores menstruais.
Para essa postura, você precisa se sentar de joelhos de uma maneira que seu corpo esteja descansando na parte superior das coxas e os braços esticados para fora na frente de você.
A postura da criança ajuda no alinhamento das costas. Ela ajuda a aliviar a dor nessa região e ajuda a relaxar a mente também.
2- Posição de liberação de gases (Muktanásana)
A postura de joelhos em direção ao peito também é útil quando se trata de cólicas menstruais. Essa postura pode te ajudar a relaxar o músculo da região lombar e os músculos abdominais.
Você pode praticar essa postura deitado de costas no chão e puxar os joelhos para a região abdominal.
Essa postura também aumentar o fluxo sanguíneo na região abdominal. Com o aumento do fluxo sanguíneo no corpo, seus órgãos internos funcionam adequadamente. Isso relaxa e acalma o corpo, além de diminuir o inchaço no corpo e principalmente nas pernas.
3-Postura da pinça (Paschimottanasana)
A postura do alongamento posterior consiste em flexionar o tronco sentado com as pernas estendidas alongando a coluna e os quadris. Também ajuda a aliviar a dor que se irradia pelas pernas e ao redor das costas, alongando os isquiotibiais, panturrilhas e costas.
Embora nossos corpos estejam exaustos quando menstruam, é importante curvar-se e depois de ficar sentado ou deitado por breve períodos de tempo. Essa postura também melhora o fluxo sanguíneo diminuindo as dores e o inchaço nas pernas.
4- Torção da coluna (Ardha-matsyendrasana)
Acredita-se que as torções estimulam, desintoxicam e refrescam os órgãos internos. Uma torção por alguns minutos enquanto se concentra na respiração ajudará a aliviar tensões e qualquer dor abdominal associada.
Com as pernas flexionadas, mantenha um joelho elevado do lado para o qual o corpo gira, olhe por cima do ombro.
Essa postura estimula o bom funcionamento dos rins e consequentemente evita o inchaço. Também estimula órgaos como o pâncreas e a vesícula biliar, estes por sua vez se estiverem funcionando adequadamente, diminui a sensação de náuseas e enjoos.
5- Postura da cobra (Bhujangasana)
A postura da cobra faz com que você abra o peito e respire melhor. Essa postura também fortalece os músculos abdominais e estimula os órgãos reprodutivos, alivia o desconforto menstrual, melhora o funcionamento do intestino e evita constipação.
Deite de barriga para baixo e com a palma das mãos no chão, erga a cabeça como uma serpente.
6- Postura da Deusa reclinada (Supta Baddha Konasana)
Essa é uma postura muito relaxante que abre os ombros, o tórax, virilha, a parte interna das coxas e os quadris. Alivia o estresse, a depressão e a ansiedade. Estimula a circulação sanguínea, coração, e os órgãos digestivos e abdominais. A TPM não tem chances contra essa postura pois também evita fadiga, insônia, a ansiedade e dores de cabeça. Após a realização dessa postura você se sentirá revigorada.
A postura da Deusa reclinada consiste em deitar com os braços abertos e palma das mãos para cima. Os pés vão ficar juntos com os joelhos afastados. Você pode ainda realizar essa postura com ajuda de bloquinhos, almofadas e cobertores.
A coisa mais importante a ser lembrada: ouça o que seu corpo está lhe dizendo, e apenas faça as posturas que lhe parecerem mais confortáveis. Cada corpo é diferente e o que funciona para algumas pessoas pode não funcionar para os outras. Seja gentil consigo mesmo e vá devagar.
Dicas bônus:
Beba muita água
Experimente beber chá de camomila neste período
Evite tabaco e álcool
Mantenha uma rotina regular de exercícios
Evite as posturas invertidas no Yoga quando estiver menstruada
O período menstrual é dolorido, mas espero que com essas dicas ele se torne mais suportável.
Comments