Não é novidade para ninguém que me conhece que eu adoro um ritual. Acho importante a simbologia dos rituais para nos conectar ao nosso eu interno. Aqui está um ritual intuitivo que gosto de praticar no solstício de inverno. Não está associado a nenhuma tradição em particular, apenas algo que faz sentido para mim. Convido você a experimentar do seu próprio jeito. Adicione ou substitua qualquer coisa que faça mais sentido para você, se também quiser praticar este ritual.
Você precisará:
Uma vela
Caneta e papel
Um copo de água
Quaisquer outros itens culturais ou espirituais que sejam significativos para você
Reserve um momento para se concentrar. Você pode querer reservar um momento para pedir alguma forma de proteção ao seu redor e oferecer um reconhecimento do elemento terra, honrando a sacralidade da terra abaixo de você e dos povos indígenas que viveram nela primeiro. Por exemplo, eu cerco de pedras, cristais e outros objetos o ambiente do ritual para ajudar a transcender as circunstâncias escritas em meu papel.
Quando estiver pronto, registre ou reflita sobre as seguintes questões:
Como você se sente em relação ao último ano solar, o tempo que passou desde o último solstício de inverno?
O que você aprendeu?
O que você perdeu?
Pelo que você está sofrendo?
O que você ganhou?
Que aspecto de você gostaria de abandonar para abrir espaço para esse novo começo?
A partir daqui, você pode escrever uma lista das coisas que gostaria de transformar ou abandonar para abrir espaço para um novo começo. Você pode decidir queimar o papel ou simplesmente passar o papel sem queimá-lo sobre a chama da vela algumas vezes para limpá-lo. Depois, pode enterrá-lo com segurança para ajudar a se livrar ou dizer adeus.
Agora coloque o copo d'água à sua frente. Registre ou reflita sobre as seguintes questões:
O que você espera para si mesmo no próximo ano solar?
O que em você precisa nascer ou renascer para ajudá-lo a passar para o próximo estágio de sua vida?
Quais são os seus desejos mais profundos?
Se puder, diga em voz alta seus desejos para o copo d'água. Beba a água como um ato simbólico de levar esses desejos e vontades ao seu corpo para serem processados, integrados e digeridos.
Para encerrar o ritual, agradeça a si mesmo, à terra abaixo de você, a proteção ao seu redor, a terra, o céu, a água e as chamas, e tudo o mais que parecer certo.
Comentarios