A meditação Vipassana é uma das técnicas mais antigas de meditação budista que tem sido praticada há mais de 2.500 anos para melhorar a nossa consciência. Vipassana significa "ver as coisas como elas realmente são", em páli, uma antiga língua budista. As palavras significam literalmente "ver especial", e a técnica tem como objetivo desenvolver a sabedoria e a compreensão da realidade. A técnica é tirada do Satipatthana Sutta, também conhecido como os "Fundamentos da Atenção Plena", que é um discurso creditada ao Buda.
A prática da meditação Vipassana envolve a observação atenta dos pensamentos, sentimentos e sensações físicas, sem julgamento ou reação. A ideia é que, ao observar a experiência presente com clareza, é possível compreender a natureza impermanente e insatisfatória da realidade e alcançar um estado de paz interior e libertação.
Durante a meditação Vipassana, o praticante é incentivado a manter a atenção na respiração e em outras sensações corporais, a fim de aumentar a consciência e a compreensão da experiência presente. A prática é geralmente realizada em silêncio e pode durar de alguns minutos a várias horas.
Embora a meditação Vipassana seja uma prática budista, ela não requer que o praticante adote qualquer crença religiosa ou filosófica específica. A técnica é acessível a qualquer pessoa, independentemente de sua origem cultural, religiosa ou espiritual.
A meditação Vipassana tem sido objeto de estudos científicos, que mostram que a prática pode trazer benefícios para a saúde mental e física, como redução do estresse, ansiedade e depressão, melhora da atenção e da memória, entre outros. No entanto, é importante lembrar que a prática da meditação Vipassana requer dedicação e esforço para que os benefícios possam ser alcançados.
Como praticar:
Reserve de 10 a 15 minutos para praticar. Vipassana é algo que você deve fazer quando acordar pela manhã.
Escolha um lugar que seja calmo e livre de distrações, se possível. Uma sala vazia ou um local tranquilo do lado de fora são bons lugares para ir.
Sente-se no chão. Cruze as pernas para se sentir confortável. Relaxe seu corpo, envolva seu núcleo e endireite suas costas.
Feche os olhos e respire normalmente. Preste atenção em como você respira e o que você sente.
Esteja ciente de cada respiração que você recebe dentro e fora. Observe seus pensamentos, sentimentos e sensações físicas sem reagir ou julgar.
Se você se distrair, apenas observe o que está acontecendo e volte à sua respiração.
Aquiete sua mente, preste atenção ao presente e aceite pensamentos, sentimentos e sensações pelo que eles são. Reduza os arrependimentos não pensando muito no passado e não se preocupando muito com o futuro. Reaja a situações com base na realidade, não em preocupações ou ideias que você já tem.
Quando você começar, tente fazer isso por pelo menos 5 a 10 minutos. À medida que você se acostuma com essa prática, tente fazer a meditação Vipassana por 15 minutos ou mais.
Comments