Segundo a Ayurveda, o inverno é uma estação dominada pelo dosha Kapha e nela predomina uma energia mais adormecida, que nos convida a recolher, desacelerar e enraizar. Essa época nos traz uma oportunidade de respirar plena e profundamente, de mergulhar na atmosfera do simplesmente SER. Dependendo do nosso próprio dosha, podemos ficar mais letárgicas, com sensação de peso, desconectadas, aborrecidas e solitárias, entre junho e setembro.
Mudar os nossos hábitos conforme mudam as estações do ano pode ser uma das práticas mais benéficas para bem-estar pessoal. Asanas, pranayamas e meditação são práticas de bem-estar poderosas durante todo o ano e, por isso, devemos aplicar os devidos ajustes para nos trazerem de volta ao equilíbrio.
Energia VATA
Se neste inverno você se sentir mais ansiosa, preocupada e com a mente mais dispersa (energia Vata), o ideal será focar a sua prática de asanas em movimentos mais lentos, mais suaves, e que priorizam o centramento. Algumas opções a considerar:
Mais movimentos de aquecimento das articulações
Respirar nasal.
Saudações ao Sol: praticar mais sequências de saudações, movendo mais lenta e intencionalmente, com fluidez.
Permanecer mais tempo nas posturas em pé e de equilíbrio.
Priorizar posturas sentadas ou usando a parede como suporte, para enraizar.
Inversões suaves.
Torções em direção ao chão.
Savasana prolongada (7 a 20 minutos), considerando colocar um bolster, cobertor (ou simplesmente uma toalha enrolada) embaixo dos joelhos, e permanecer coberta com um cobertor ou manta.
Na prática de Pranayamas, priorizar a respirações lentas e profundas. Nadi Shodhana (Técnica de Respiração das Narinas Alternadas) para enraizar e equilibrar.
Em termos de técnicas de Meditação, o Yoga Nidra é uma técnica ancestral que ajuda a desapegar de pensamentos indesejados, a liberar tensão, promovendo um estado de paz e ajudando a mergulhar no teu ser interior. Como consequência, ativa o Sistema Nervoso Parassimpático, melhora a capacidade de relaxar, descansar e dormir. O Yoga Nidra permite uma conexão mais profunda com o corpo, energia, mente e intuição.
ENERGIA KAPHA
Mas se você se sente mais letárgica nessa época do ano, com uma sensação de peso e sem inspiração (energia Kapha), então o melhor a fazer é focar numa prática de Yoga mais expansiva, mais dinâmica e revigorante. Para gerar calor e intensidade em sua prática, considere:
Tempo médio de aquecimento das articulações.
Respiração nasal.
Saudações ao Sol: movimente-se com intenção, numa velocidade que permite que sua respiração se intensifique.
Incluir posturas de Guerreiro (1, 2 e Guerreiro Reverso).
Incluir Backbends: Cobra, Arco, Ponte completa e Dançarino.
Trabalhe o fortalecimento abdominal para estimular a digestão (exemplos: Vasisthasana, Naukasana e Torções Abdominais).
Treino de Força, intercalando momentos de maior intensidade com curtos momentos de pausa e descanso.
Savasana, por 5 a 10 minutos.
Nos Pranayamas, explora as seguintes três técnicas: Kapalabhati, Bhastrika ou Surya Bhedana para gerar calor, aumentar energia, melhorar a circulação e digestão.
Na Meditação, procura um espaço tranquilo e permita-se estar PRESENTE. Fique atenta aos sinais do teu corpo e mente. Simplesmente observe a energia ao seu redor e no seu interior, para que possa encontrar o centramento ou energia revigorante que precisa.
Sobretudo neste inverno, fique atenta aos sinais que o seu corpo e mente estão te enviando. Permita que as suas práticas de asanas, pranayamas e meditação apoiem o seu sistema nervoso, a sua saúde mental e bem-estar geral, como se fossem um cobertor macio, quente e aconchegante, durante toda a estação.
Comentários